terça-feira, 15 de julho de 2014

CAMPANHA DO QUILO - 2014


UEAK- CAMPANHA DO QUILO - 2014 


A campanha do quilo atende simultaneamente , duas missões características do centro espírita: a de OFICINA, pelo trabalho assistencial propriamente dito; a de TEMPLO, pela dilatação dos limites físicos da instituição, irradiando-a até os lares visitados.



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Mais importante do que palavras, é motivarmos as crianças através dos exemplos, a trilharem pelos caminhos que apontam para a vivência dos ensinos do Cristo, corroborados por Allan Kardec " Fora da Caridade não há Salvação".




Gabriela D.P. Leite

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Alexandre Santos Leite, Lucas D.P. Leite, Gabriela D.P. Leite e Sandro Santos Leite


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Alexandre Santos Leite, Lucas D.P. Leite, Gabriela D.P. Leite


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Campanha do Quilo: Um Encontro de Gerações à Serviço do Cristo





Não se sabe ao certo a origem da Campanha do Quilo, mas com certeza a primeira Campanha feita em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, visando o amparo aos necessitados, foi a empreendida por Paulo de Tarso em favor da Casa do Caminho, durante as suas viagens. 


Consta também que Francisco de Assis fazia campanha de rua para depois distribuir com os pobres [...].


São Vicente de Paula, também fazia campanha para distribuir com os pobres, trabalho esse continuado até hoje pela Ordem dos Vicentinos, da Igreja Católica.


Dentro do Movimento Espírita, temos notícias que Eurípedes Barsanulfo utilizou a Campanha do Quilo para o seu trabalho assistencial (Eurípedes, O Homem e a Missão - Corina Novellino), mas a pessoa que primeiro recebeu orientação expressa da Espiritualidade maior, através do Dr. Bezerra de Menezes, para implantação de forma sistemática da Campanha do Quilo nos arraias espiritistas, foi Elias Alverne Sobreira  (1907 - 2003).



Fonte: 
Revista Auta Souza, nº 11, p.26-27.Disponível em  http://www.ocentroespirita.com/centroespirita/historico-cfas.php. Acesso: 15 JUL 2014.


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Os Dez Mandamentos Da Campanha Do Quilo


1 - Perdoar, a todo momento, qualquer ofensa;


2 - Tolerar, cheio de boa vontade, qualquer fraqueza do próximo;


3 - Não procurar enxergar o defeito de ninguém;


4 - Elevar, no mesmo instante, o pensamento a Deus, por quem o ofender;


5 - Não se magoar quando receber qualquer ofensa;


6 - Não comentar o mal-feito de quem quer que seja;


7 - Falar sempre no bem, no Evangelho e na Moral do Cristo;


8 - Não aceitar o "disse-me-disse", , para ter garantida a paz entre os companheiros;


9 - Ter muita paciência, em qualquer experimentação;


10 - Não falar, nem gesticular exaltado, agressivo, com ninguém, para não perder a boa assistência dos Guias Espirituais.



              A caridade segundo São Paulo:


"Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine. 


E se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e se tiver toda a fé, até a ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade, não sou nada. 


E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se todavia não tiver caridade, nada disto me aproveita. 


A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. 


Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. 


A caridade nunca jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar às profecias, ou cessem as línguas, ou seja abolida a ciência.


             Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes; porém a maior delas é a caridade. (Paulo, I Coríntios, XIII: 1-7 e 13).



FONTE:
CASA DOS HUMILDES. Disponível em http://www.casadoshumildes.com/quilo.html.Acesso: 15 JUL 2014.


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Atualmente inúmeras Casas Espíritas realizam a Campanha com regularidade, sendo que na União Espírita Allan Kardec é realizada  no segundo domingo do mes, exceto em datas comemorativas, quando é transferida para o domingo seguinte, exatamente pela facilidade de arregimentar tarefeiros ou voluntários tanto como pela possibilidade de encontrar os moradores em seus respectivos lares.



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